sexta-feira, 29 de outubro de 2010

ANP: novo poço pode ter mais petróleo que toda reserva do País

*
o Caso Bruno
o Crise no Equador
o Eleições 2010
o Resgate no Chile
o Vc no trânsito



A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) confirmou nesta sexta-feira que o volume recuperável de petróleo na reserva pré-sal de Libra pode variar entre 3,7 bilhões e 15 bilhões de barris, sendo a estimativa mais provável de 7,9 bilhões de barris, de acordo com avaliação da certificadora Gaffney, Cline & Associates. "É importante destacar que somente este prospecto de Libra pode vir a ter um volume de óleo recuperável superior às atuais reservas provadas brasileiras, próximas de 14 bilhões de barris de petróleo", afirmou a ANP em nota.
O poço situa-se a 183 km da costa do Rio de Janeiro, em lâmina de água de 1.964 m. No caso de se confirmar a faixa mais alta da estimativa, Libra pode se configurar como a maior descoberta de petróleo no mundo desde 2000, quando o Cazaquistão identificou 17,2 bilhões de barris na área de Kashagan.
A reserva também superaria a área de Tupi, a principal no Brasil já descoberta, com reservas recuperáveis estimadas entre 5 e 8 bilhões de barris de óleo equivalente.
"É importante destacar que somente este prospecto de Libra pode vir a ter um volume de óleo recuperável superior às atuais reservas provadas brasileiras, próximas de 14 bilhões de barris de petróleo", afirmou a agência, em comunicado.
Libra é uma área da União não-licitada e deverá integrar o primeiro leilão de reservas do pré-sal a ser realizado pelo governo, talvez em 2011, dentro do novo marco regulatório, que ainda precisa ser aprovado pelo Congresso. A área não está incluída na cessão onerosa, como foi chamado o repasse pela União de reservas de petróleo à Petrobras em uma troca indireta por ações da companhia.
No entanto, a Petrobras, segundo o modelo no novo marco regulatório, seria a operadora única do pré-sal e teria participação mínima de 30% em todas as áreas que vierem a ser licitadas no futuro. De acordo com a ANP, até o momento, a profundidade atingida no poço em Libra é de 5.410 m, com 22 m perfurados no pré-sal. A profundidade final prevista, de cerca de 6.500 m, é estimada para ser alcançada no início de dezembro. Antes da eleição
O anúncio da ANP, feito dois dias antes do segundo turno das eleições, não surpreendeu alguns integrantes do mercado, que trabalhavam com um número para Libra semelhante ao cenário mais provável citado pela agência (7,9 bilhões de barris), como o próprio governo havia comentado anteriormente.

Mas o fato de a agência divulgar oficialmente uma estimativa foi considerado positivo, pois pode dar mais transparência para um eventual leilão no futuro.
"Nenhum bloco poderia ir para licitação sem ter anunciado o volume potencial desse bloco... Então acho que fica mais claro para o investidor o que ele está comprando", afirmou o analista da SLW Corretora Erick Scott, ponderando que a estimativa da ANP traz um intervalo muito largo.
Mesmo assim, ele considerou positivo o anúncio. "É diferente participar (de um leilão) e arrematar por um valor sem saber se vai achar petróleo. Agora não, pode participar sabendo que lá pode ter até 15 bilhões de reservas", acrescentou.
Para Scott, um leilão de Libra, mesmo que a Petrobras tenha 30% do bloco, como indica o projeto do novo marco regulatório, poderia atrair investidores e atingir patamares bilionários.
O analista Nick Chamie, do RBC Capital Markets, destaca que a sequência de descobertas de grandes reservas no Brasil funcionará como um catalisador positivo para o crescimento econômico do País, com a atração de investimentos.
"O crescimento vai seguir acima do potencial de 4,5% nos próximos 5 anos, levando a forte investimento, grande fluxo de capital e firme ciclo produtivo para meados da década", afirmou em nota o RBC, fazendo a ressalva, no entanto, que esta conjuntura continuará a estimular um fortalecimento do real. Pré-sal
As reservas da camada geológica do pré-sal estão entre as maiores do mundo. O governo estima que os blocos na região podem conter entre 50 bilhões e 80 bilhões de barris, ou seja, cinco vezes as atuais reservas comprovadas do País. O maior campo identificado até então era o de Tupi, onde a Petrobras calcula que possa recuperar entre 5 bilhões e 8 bilhões de barris de petróleo e gás natural.
O poço de Franco possui um volume de petróleo recuperável de 4,5 bilhões de barris. Iara, de propriedade da Petrobras, abriga reservas de entre 3 bilhões e 4 bilhões de barris. Guará deve ter volume de óleo recuperável na faixa de 1,1 bilhão a 2 bilhões de barris de petróleo leve e Parque das Baleias, entre 1,5 bilhão a 2,5 bilhões.
Com informações da Reuters.

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Países árabes pedem que EUA investiguem denúncias feitas por Wikileaks

Plantão | Publicada em 25/10/2010 às 10h49m
BBC

Comente
Comentários
Wikileaks sugere que EUA ignoram denúncias de abusos no Iraque

O Conselho de Cooperação do Golfo Pérsico, grupo que inclui seis países árabes, pediu aos Estados Unidos que investiguem detalhes de supostos abusos que teriam sido cometidos contra os direitos humanos no Iraque veiculados no site especializado em vazamento de informações Wikileaks.
Os documentos do site sugerem que as Forças Armadas americanas ignoraram casos de tortura praticada pelas tropas iraquianas, além de se omitir de "centenas" de mortos de civis em postos de controle.
Em um comunicado, o secretário-geral do grupo, Abdulrahman al-Attiyah, disse que os EUA são responsáveis pelas supostas torturas e assassinatos.
O conselho é formado pela Arábia Saudita, Kuwait, Oman, Catar, Bahrein e Emirados Árabes.
O Pentágono disse que não tem intenção de reinvestigar os abusos.
O material divulgado pelo Wikileaks - considerado o maior vazamento de documentos secretos da história - comprova que os Estados Unidos mantiveram registros de mortes de civis, embora já tenham negado esta prática.
Ao todo, foram divulgados registros de 109 mil mortes, das quais 66.081 teriam sido civis.
No fim de semana, o primeiro-ministro iraquiano, Nouri al-Maliki, acusou o site de tentar sabotar suas chances de reeleição e criticou o que chamou de "interesses políticos por trás da campanha midiática que tenta usar os documentos contra líderes nacionais".
Maliki, representante da etnia xiita, tenta se manter no poder depois das eleições parlamentares ocorridas em março, no qual nenhum partido obteve maioria. As negociações entre as diversas facções para formar uma coalizão prosseguem.
Seus oponentes sunitas dizem que os papeis divulgados pelo Wikileaks destacam a necessidade de estabelecer um governo de coalizão, em vez de concentrar todo o poder nas mãos de al-Maliki.
Tortura
Muitos dos 391.831 relatórios Sigact (abreviação de significant actions, ou ações significativas, em inglês) do Exército americano aparentemente descrevem episódios de tortura de presos iraquianos por autoridades do Iraque.
Em alguns deles, teriam sido usados choques elétricos e furadeiras. Também há relatos de execuções sumárias.
Os documentos indicam que autoridades americanas sabiam que estas práticas vinham acontecendo, mas preferiram não investigar os casos.
O porta-voz do Pentágono Geoff Morrell disse à BBC que, caso abusos de tropas iraquianas fossem testemunhados ou relatados aos americanos, os militares eram instruídos a informar seus comandantes.

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Que impressão vocês tiveram do desempenho dos candidatos no debate da Rede TV? (Postado por Emir Sader)

gilberto bampi diz:

17/10/2010

Na REDETV!, o Serra fugiu do debate sobre emprego nos governos LULA+DILMA X FHC+SERRA. Este deve ser um dos temas centrais do próximo debate. LULA e DILMA neles!!!!!

José Paulo diz:

17/10/2010

Dilma me pareceu de saco cheio; o Serra, me pareceu com uma inesgotável capacidade de encher o saco e mentir, mentir, mentir até não poder mais.

Wanderson Castelar Gonçalves diz:

17/10/2010

Gostaria que Dilma tivesse mais tranquilidade e agilidade para não deixar nenhuma insinuação ou mentira sem resposta. O tema segurança foi enfadonho, com repetições desnecessárias e com uma clara demonstração de desconhecimento profundo do assunto. Calar-se diante da afirmação que a privatização das teles foi um sucesso é inaceitável. A 'privatria' tem que ser lembrada e esmiuçada. A insitência com o caso da cia paulista, cujo nome já me esqueci, foi uma perda de tempo. Apesar de tudo, acho que a soberba do adversário, uma certa agressividade e o sinismo do 'não respondeu a pergunta', quando ele fugia sistematicamente dos temas inconvenientes, podem fazer de Dilma a vencedora do debate. Saiu-se muito bem nos temas relacionados à infraestrutura, corrupção e educação.

Wesley João da Silva Sousa diz:

17/10/2010

Não sei o que houve com Dilma Roussef no debate de hoje. Poxa, um militante bem informado deixaria o candidato José Serra completamente derrotado.
Tem que ter mais estilo Ciro Gomes, objetivo, claro, aguerrido, tem que acertar os pontos fracos do adversário de maneira direta, sem rodeios, sem expressões técnicas que somente confundem o eleitor médio. É preciso mostrar números exatos, deixar claro que José Roberto Arruda era o nome mais cotado para ser o vice do José serra, tem que lembrar que o funcionalismo público federal passou oito anos sem aumento salarial no governo FHC, tem que ser mostrado que bancos estatais tiveram seu quadro de funcionários reduzidos a metade,é necessário mostrar o conflito entre a PM e a Polícia Civil de SP; explicitar como serra tratou os professores com porrada, gás lacrimogênico, bala de borracha; levantar as possíveis ligações do Sr Paulo Souza com o tucanato paulista... enfim, quando fizer qualquer comparação apresentar números, ser enérgica, enfática... Parece que para isso vai ser necessário que o Ciro Gomes dê uma aulas intensivas de como fazer, porque os atuais assessores (Palocci e Dutra) não estão dando conta ou parece que não estão deixando a Dilma ser a Dilma.
Força companheiros, não podemos tratar o mal a pão-de-ló, tem que ser desmascarado e vencido .

João diz:

17/10/2010

Acho que Dilma precisa ser mais didática: na questão do IDEB, por exemplo, ela deveria ter dito que 50% do IDEB refere-se a aprovação dos alunos, e que em São Paulo tem a progressão automática, e é por isto que o IDEB de São Paulo é bom.
Dilma tem que entender que fala para o povo, e ser mais didática.
No mais, como eleitor da Dilma, achei ela bem.
Serra é um cara-de-pau de marca maior, e Dilma vai ter que se acostumar com isto, e não se irritar.
Muito boa a tirada da Dilma, quando demonstrou respeito pelo paulista, e que as críticas foram ao Governo e não ao povo de são paulo

Fabricio diz:

17/10/2010

No debate, o Serra só faltou chamar o povo de São Paulo de "gado" dele.

Fabricio diz:

17/10/2010

Acho que aqui somos muito partidários e estamos envolvidos sobremaneira. Acho que o mais importante é tentar analisar a sensação que os candidatos passam para a população. Tecnicamente e Serra é péssimo mesmo, mas será que isso realmente importa? Tenho lá minhas dúvidas!

maisa paranhos diz:

17/10/2010

Prof. Emir,
Concordo com Iene, ele está jogando para que Dilma não tenha o que comentar na réplica, pois simplesmente não responde , ou o faz parcialmente, tentando embaralhar e fugir. É importante remarcar este ponto. Tática suja, mais uma...

maisa paranhos diz:

17/10/2010

Prezado Prof.Emir,
Dilma ganhará esta eleição. No debate esteve muito melhor que o Serra, que fugia das respostas, dos assuntos, retornando aos anteriores, subestimando o telespectador. O que aconteceu foi que no fechamento, muito importante, Serra por ser o segundo a falar, teve mais tempo e completou o seu discurso muito bem, e Dilma foi interrompida, o que não compensa, em hipótese nehuma, o tempo todo em que Dilma esteve muito melhor. Achei Dilma segura, com resposta na ponta da língua e conhecedora das questões nacionais. O Serra, tem o discurso mais fluente, o que pode confundir um telespectador mais desavisado. Ela respondeu bem no tocante às comparações e afirmou o apoio do Presidente Lula.
O fundo para reabilitação, não ficou muito bem explicado, apesar dela ter falado da ampliação da Rede Sara, etc.Também a quetão da APAE, não esclareceu porque foi retirado os recursos específicos.Em relação à Educação, mostrou a balela da aprovação automática. Perfeita no tocante às privatizações. Pode parecer meio contraditório, mas o debate,nessa forma, é um pouco enfadonho, porém gostei muito pois vi que Dilma esteve muitíssimo bem . Também quero dizer que o programa de TV do PT melhorou muito, inclusive esteticamente, equilibra bem as realizações, fundamentações, comparações, defesa e ataque e isso com muita verdade e sentimento. Bom.As campanhas nas ruas estão melhorando. O Serra não tocou na questão do aborto, né? E falou que chamar o engenheiro "Paulo Preto" é racismo...Dizem que o cinismo é o último dos recursos...Serra parece confirmar isto. Toda a força nessa reta final para o PT ganhar com uma gande diferença !!!

JP BORGES diz:

17/10/2010

PRA UM GAUCHO COMO EU, PETISTA MUITO ANTES DA DILMA, MAS QUE A RESPEITAE ADMIRA DESDE SEU DESEMPENHO NO GOVERNO PEDETISTA DO COLLARES (UM GOVERNO FRACO), E MUITO MAIS DEPOIS QUE VEIO PRO PT E PRA SUCESSÃO, ACHO QUE ADILMA NÃO ESTÁ CONSEGUINDO PASSAR SEU VERDADEIRO "EU". ELA SEMPRE TEVE AQUELA CARRANCA E ISSO É UM LADO POITIVO, EU ACHO (MELHOR QUE O SORRISO FORÇADO DO SERRA). PRA MIM, ELA MOSTROU SUA VERDADE NAQUELA ENTREVISTA PRO RODA VIVA, TRANQUILA, RESPONDENDO DE BATE-PRONTO, CHEIA DE CONHECIMENTO E INFORMAÇÃO. UM BANHO. O PROBLEMA É QUE A DILMA AINDA NÃO TEM TARIMBA DE DEBATE POLÍTICO. TEM QUE SER MEIO ATOR, MEIO MENTIROSO, E ELA É MUITO TRANSPARENTE. NÃO VI O DA BAND, MAS NESTE E NO ANTERIOR, ACHEI ELA, NO FORMATO, UM POUCO VACILANTE, PREOCUPADA COM A IMAGEM CERTA E POUCO À VONTADE. TALVEZ O CANSAÇO E A SAÚDE A ESTEJAM SEQUELANDO. O SERRA É UM MENTIROSO, MAS DA ANTIGA. TÁ NESSA FAZ TEMPO, GOSTA DE PODER E COM MORAL, JÁ QUE NÃO MORREU NO PRIMEIRO TURNO, COMO PENSAVA. ACHO QUE A DILMA TEM QUE SOLTAR A FRANGA, OU O GALO, E IR PRO PAU SEM PIEDADE!

Lucia Longhi diz:

17/10/2010

Gostei muito Dilma saiu-se bem principalmente quando acertou enfatizando que o geverno de FHC E SERRA foi evidenciado pelo desemprego, na epoca eu tinha muitos amigos desempregados, amigos com qualificaçao. Eu que atuo na area do turismo nao vendia nem Buenos Aires pois o cambio estava de amargar. Pessoal quem lembrar dessa epoca chora de desespero de pensar que estes dias podem voltar,,,

Daliane Morandi diz:

17/10/2010

Dilma debateu. De forma mais tímida q semana passada mas pôde ao longo das perguntas, responder, expôr idéias e propostas. Serra, ao contrário, só desconversou e tentou sua defesa com suas mil caras! Dilma fez muito bem em citar as privatizações do adversário, além da progressão continuada.

Sofia Cassiana diz:

17/10/2010

Caros, eu acho que a Dilma foi muito bem, apesar de alguns acharem o contrário.
Acabou com ele várias vezes e foi muito firme!
Serra, ao contrário, foi muito cínico e cada vez mais descaradamente cínico!
Acho que é para isso que Dilma deve se preparar, pois ele está sem limites com a falsidade.
O que me incomodou muito foi após o término do debate, colocarem um membro do Estadão para avaliar o grupo dos eleitores indecisos que estavam lá. Ora, desta forma o debate não é neutro, pois é fato que o Estadão declarou apio a Serra. Onde foi parar a neutralidade?
Não é de se espantar que não houvesse, já que a mídia é controlada pelo tucanato.

Syllvia diz:

17/10/2010

O debate foi bom,achei a Dilma um pouco cansada mesmo assim muito firme em seus propositos, sem fugir dos temas,enfatica e c firmeza nas questões da educação, da importância do ProUni. Diferente do Serra que fugiu logo de início do tema privatização?!?Pq será que o candidato tem tanto medo!?!?ela pergunta sobre privatização ele responde EDUCAÇÃO!?!? outro ponto do debate foi a tentativa de mais uma vez não responder, colocando q a Dilma estava desqualificando o povo de São Paulo, e, ali era claro que ela só estava a mostrar os erros cometidos pelo governante Serra seja em relaçao a educação ou em relação a privatização?!? faltou ela colocar a falta de palavra dele sobre os mandatos que nunca termina?!?! e sobre a sua mulher que depois da materia da ex-aluna dela, simplesmente sumiu!?Outra questão forte q a Dilma deve ressaltar é a questão que ele fala da expansão de escolas técnicas, ele diz que o aluno terá menos tempo na sala de aula,mais uma vez ele coloca a educação em segundo plano, pois, desse jeito n haverá melhoria do ensino em si, apenas um aumento de mão de obra no mercado.O bom neoliberalismo em ação?!?!Melhorar ensino implica como a Dilma colocou esses dias melhorar o ensino, pesquisa e exttensão - dá aos professores qualificação. Como bem aconteceu no pais nos últimos anos com o aumento de dotores e mestres. O plano de carga e carreira. Isso é qualificar, daí teremos professores aptos para ensinar, e qualificar os alunos. Esse era o projeto de FHC expandir,diminuir tempo, privatizar as universidades publicas do pais, desqualifica dizendo q ta qualificando.Quem se interessa a ler um pouco sobre as leis aprovadas na educação no período FHC verá o quanto interessados eles estavam em melhorar a educação no pais.Sinceramente, acho que Serra enxerga a a população brasileira como um bando de burro, não tem outra explicação. Ah vi um comentário de um entrevista pós debate q o Serra logo de cara venceu no 1 bloco. Juro que fiquei tentando lembrar se tinha perdido alguma parte - ele começou logo pedindo ajuda a Dilma, pq n sabia responder as questões da privatização, dai lá vai Dilma ensinar ao nosso candidato. Então ONDE ELE GANHOU memso!?!? Ah, andei viajando por feira de santanaa, a estrada senhor Serra se não sabes melhor impossível!!
Abços DILMA estamos c vc!!!

Armando do Prado diz:

17/10/2010

Dilma mostrou cansaço e um pouco de "saco cheio" do cinismo do Serra e do Dem. Perdeu chance de colocá-lo a nocaute na questão dos celulares e na do apagão. Precisa partir para a briga como fez na Band.

Franco Atirador diz:

17/10/2010

.
DO TWITTER
.
.
Assim como a Esperança de Lula venceu o medo da Regininha,

o Amor de #Dilma13 vencerá o ódio de #SerraMilCaras
.
.
#SerraMilCaras se preparou tanto para ser presidente

que se esqueceu de governar São Paulo.

SÃO PAULO ESTÁ COM #DILMA13
.
.
Ao menosprezar a inteligência de #Dilma13,

#SerraMilCaras desprezou a capacidade de 95 milhões de mulheres brasileiras.
.
.

Suzana diz:

17/10/2010

Foi morno e excessivamente minucioso em algumas questões, tomando tempo de falar de outras. O programa da TV de Serra é um amontoado de mentiras e seria bem interessante mostra-las claramente. Cada uma, assim objetivamente, como uma lista.
Isso deixa claro.
- O SR disse isso....., mas a verdade é ..... e aqui esta a prova ó
E dizer aquela expressão q ficu legal :) "Que feio.... candidato"

E tem de ser didático. Explicar o q é privatizar, a diferença entre legalizar e descriminalizar, ... e outras coisas que restam confusas para algumas pessoas
A historia das 'agências' autonomas poderia ser explorada numa explicação destas.

Ele recuou para não levar Paulo Preto e Monica Serra ...

por ai :)

lene diz:

17/10/2010

O grande problema não é o conteudo, este a Dlma tem e dá de 10 a 0 no Serra, mas a forma. Dilma tem que lembrar no proximo debate que ele não tem limite no cinismo e na arrogancia, portanto tem que usar palavra de efeito para neutraliza-lo. A jogada dele hoje foi deixar para responder, quando responde, a pergunta na trépica, ou seja, Dilma não pode fazer considerações sobre a resposta. De qualquer jeito ficou notório que ele não aguenta pressão, ele se desistrutura, veja o exemplo de quando ela falou que era feio e ridículo.

Michele diz:

17/10/2010

A Dilma abriu uma pergunta sobre educacao. Foi
muito feliz, realemente se saiu muito bem na parte da educacao em SP e indicando que SP foi bem no ENEM
devido à educação "continuada".

André Arbelo diz:

17/10/2010

Ficou claro mais uma vez que José Serra mente sempre. Ficou claro que se o Serra entrar, vai desmantelar nossas valiosas empresas estatais, vai entregar nossas riquezas.
Ficou muito claro que Dilma Roussef deve ser eleita, não só para dar continuidade ao projeto atual, mas para aprofundar as mudanças que ainda estão por vir.
Reforma Política, do Judiciário dentre outras. E para uma verdadeira auditoria na dívida.

Carlos Henrique Machado diz:

17/10/2010

Minha colaboração na análise do debate, primeiro, o óbvio, Serra foi para o clinch e ficou nas cordas como um ator errante. Nas vezes em que ele tentou vestir a beca de doutor não conseguiu sequer sair do prefácio, acertou todas no vento. Entre dissimulado e palhaço, ficou ciscando daquela forma enfadonha. Quis catimbar o debate, não deu uma resposta incisiva às principais perguntas de Dilma. Mas como palhaço, veio com uma resposta de bastidores sem o menor pudor do ridículo sobre Paulo Preto, dando-nos a senha de que o tatu é desse buraco bem maior do que imaginamos, ou seja, vale a pena investigar, rastrear todas as ligações de Paulo Preto com Serra. Ainda tem muito caldo nesta cana.

Quanto à insistência de Dilma em chamar a atenção para a preferência do governo de São Paulo em vender a Gás Brasiliano para a empresa japonesa e não para a Petrobrás que oferece um valor maior, é uma senha para buscarmos a fundo essa hostória, trazer à luz e manter Serra na defensiva. Dilma soube muito bem quitar a questão da Erenice e das matérias da Istoé e Veja.

Serra, por sua vez, confirma com seu silêncio a questão do aborto de sua mulher e, com isso, invalida a nota do PSDB sobre o caso. Serra deixou pistas do que está dando certo na campanha de Dilma na TV, como de fato está, insistir no tema privatização. Outro tema que deixou Serra a pedir penico foi a comparação Lula/Dilma - FHC/Serra. Ou seja, é por aí o ataque. Detalhe, logo após o debate, assisti o Canal Livre com Adibe Jatene que fez revelações sobre o desvio dos recurso da CPMF, no governo FHC, para outras áreas que não a saúde e de sua conversa com FHC sobre isso e o seu pedido de demissão e a negativa de Serra (Ministro do Planejamento) em proteger os recursos para a saúde. Para quem não viu, vale a pena assistir ao programa na internet. E Dilma deveria colocar as declarações de Jatene em seu programa na TV, o que detonaria o proselitismo de Serra sobre a saúde.

Vívian diz:

17/10/2010

Dilma foi bem.Serra tentou ser o esperto quando repetia que a Dilma não respondia as perguntas.Mas é fácil de detectar o que ele queria:enganar quem assistia que a Dilma não entendia sobre as questões.Serra fugiu de responder várias vezes.Do Paulo Preto veio com a história de racismo.Isso não colou.Todo mundo sabe que é como é conhecido entre os amigos como ele(Serra).

Ana Paula diz:

17/10/2010

Acho que pesou a falta de experiência e o cansaço da Dilma com esse tipo de enfrentamento, ainda mais com um cara de pau como o JOsé Serra. Na próxima oportunidade, espero que ela explicite melhor as incongruências da fala de Serra e sobretudo, seu descaso com políticas sociais.

Pedro Ribeiro diz:

17/10/2010

Achei o debate muito fraco. Ambos os candidatos não conseguiram empolgar, nem mostrar as diferentes concepções de políticas públicas. Dilma não conseguiu ser clara em praticamente nenhuma de suas colocações; Serra, raposa velha, soube aproveitar as brechas e atacar os volumosos casos de corrupção no governo. Espero que Dilma tire o chiclete da boca e aprenda a falar em público antes que voltem os neoliberais, a TFP e a UDR ao poder.

Mario Adriano dos Santos diz:

17/10/2010

Debate chato. Creio que militante prefere sangue. Nesses debates mornos, Serra parece mais convincente. Nâo importa o que se diz, mas como se diz. Debate não é para se mostrar os melhores argumentos é para parecer ter os melhores argumentos. Como dizia uma antigo professor meu: "Toda besteira falada com ênfase, impressiona". Acho que o pessoal da campanha está achando que conseguiu neutralizar o impacto religioso e sobre o aborto esta semana e voltou à onda paz e amor... Deve apertar no último debate... Vamos ver as produções do PIG nesse período.

Luiz F. Taranto diz:

17/10/2010

Ambos fracos. Creio que o formato para esse tipo de debates está esgotado. Esse modelo não possibilita que os candidatos sejam o que eles são, por isso acho que quem sai prejudicado é o publico. Caso não se tenha nenhuma denuncia o debate fica sem emoção e a maioria das vezes possibilita q. algum deles não respondam o que foi perguntado.

Paulo Ramires diz:

17/10/2010

Olha, novamente digo, da mesma forma que disse antes do debate da BAND. Não dá pra encarar debate como entrevista, portanto, a Dilma tem que ir pra cima, daro tom, pautaro Serra, não deixar ele fazer isso, senão dá impressão de que ele domina os assuntos e tem razão sobre denúncias de corrupção e ela na defensiva. O debate da Band foi um debate. Este nem tanto. A Dilma tem que debater e não responder perguntas como se fossem alguns jornalistas questionando-a sobre assuntos de política e nacionais. Debate é embate, não entrevista, mais uma desta e ela vai descer pro empate com ele nas pesquisas, pois, além de os indecisos preferirem ele, ela amornará os ânimos da militância.

Fabricio Nicolato diz:

17/10/2010

Tecnicamente a Dilma ganhou com folga, mas o Serra é mentiroso dissimulado. Teremos que ver como a população vê isso. Não tenho certeza se ele (Serra)está conseguindo passar a imagem que pretende. Aos meus olhos e ouvidos soa muito, mas muito, falso!

Marcos Souza diz:

17/10/2010

Se fosse um Fla x Flu, teria sido aquele 0x0 triste, sem nenhuma jogada bonita de perigo, 90 minutos de tortura ao torcedor!
Mas empate fora de casa pode ser bom resultado.

Abdonildo Santos diz:

17/10/2010

Gostei das considerações de Dilma. José Serra fugiu e não respondeu quase nenhuma das indagações dirigidas a ele, ou seja, não é só dos mandatos que Serra costuma fugir.

Leonardo diz:

17/10/2010

A Dilma teve excelente desempenho, soube tratar com firmeza questões que para mim são de grande importância, como a questão das privatizações e ameaça que o serra representa aos programas sociais do governo lula, como no caso do ProUNI. O Serra foi evasivo na questão das privatizações e ficou tratando os temas com extrema superficialidade. Além disso, foi notoria a tentativa de desqualificação tentada por serra contra Dilma, como nas questões do PT e SP. Entretanto,foi um tiro no pé pois Dilma soube controlar bem a situação é mostrou muita segurança contra os ataques do adversário.

luciano calixto diz:

17/10/2010

Para o Serra nada mais resta a não ser esperar que a idiotice de certos religiosos o elejam, somada a incompetência de milhões de paulistas anestesiados pela Veja e FSP, jurando que " ELE" é a salvação do Brasil. Para o bem do Brasil e de todos os brasileiros, seria bom colocar esse modelo de "político" na geladeira e nunca mais tirà-lo de lá. O perigo é grande e assustador...tomemos nossas providências antes que seja tarde.

luciana diz:

17/10/2010

Dilma perdendo mtas oportunidades, ao contrário do debate da Band. Dessa vez, me decepcionei. Serra, o cinismo em pessoa.

Angela diz:

17/10/2010

Dilma, nervosa e cansada, mas melhor que Serra.

Heriberto Pozzuto diz:

17/10/2010

Dilma foi bem mas podia ter liquidado com o Serra.

Paulo diz:

17/10/2010

Mais um empate ao meu ver. Dilma depois para o fim questões como Educação e esqueceu de tocar no salário mínimo. Pena !!!